Arquivo e Documentação

Pesquisa

O Arquivo da Rádio e Televisão Unicamp pode ser consultado através de uma pesquisa, usando palavras-chave. Permite visualização no formato flv, clicando na imagem colorida. Clique aqui para iniciar a pesquisa.

Serviços do Arquivo

Possui serviços de cópia e digitalização de imagens. Para mais informações, entre em contato conosco pelo email acervo@rtv.unicamp.br. Atendimento ao público de segunda a sexta, das 8:30 às 17 horas. Telefone (19) 3521-2428.

Endereço

Rádio e Televisão Unicamp

Arquivo e Documentação – piso térreo

Avenida Albert Einstein 901

Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo – Campinas – São Paulo – Brasil

Cep: 13083-852

Telefone (19) 3521-2428

Banco de imagens ambientais

O BANCO DE IMAGENS AMBIENTAIS está sob guarda do Arquivo da RTV desde 2001 e é formado por 49 horas de imagens gravadas em padrão profissional no formato Betacam, feitas durante a Eco 92. Divididas em 16 grupos temáticos, as milhares de cenas revelam desde o cotidiano dos grandes centros urbanos com problemas de ocupação desordenada, poluição do ar, da água, da pobreza, até as riquezas da Mata Atlântica, passando por imagens sobre pesquisa, ecoturismo, educação ambiental, manejo ambiental, fiscalização, entre outros. A Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, sua fauna, flora e as riquezas culturais, sociais, históricas que se somam ao patrimônio natural da floresta constituem a principal parcela desse acervo.

Critérios para utilização das imagens

1. Para fins educacionais e não comerciais acrescentam-se os custos de copiagem.
2. Para fins comerciais e/ou patrocínio cultural, inclui-se o custo da imagem e o custo da copiagem.
3. Com relação aos direitos autorais, é obrigatória mediante assinatura de TERMO DE COMPROMISSO , a citação dos créditos nos seguintes termos: “Banco de Imagens Ambientais/Instituto Florestal/Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo/Centro de Comunicação da Unicamp.”
4. O custo da imagem e da copiagem será estabelecido pela Rádio e TV Unicamp.

Relação de imagens por classe http://roma.rtv.unicamp.br/principal.php?mostra=19

Para mais informações escreva para acervo@rtv.unicamp.br.

 

Um pouco da história do Arquivo

Subordinada à Área de Projetos, a Sub-Área de Arquivo e Documentação da RTV Unicamp é responsável pelo acervo que se formou com a expansão da produção dos registros audiovisuais da Universidade a partir de 1976, quando foram iniciados os serviços prestados pelo antigo Laboratório Interdisciplinar para Melhoria da Comunicação, posteriormente transformado em Centro de Comunicação. Desde então, o Arquivo da RTV vem se adequando às tecnologias da mídia eletrônica, preservando a memória audiovisual da Unicamp seja pela gravação de eventos, da produção de vídeos institucionais, da gravação de cirurgias e, desde 1997, pela produção de programas específicos para televisão.

Em área física de 60×60 metros quadrados, o Arquivo funciona no piso térreo do prédio e dispõe de sala climatizada para fitas com arquivos deslizantes – adequada para a guarda deste tipo de material, com temperatura de 20°C e umidade relativa do ar em torno de 60%. Possui sala de administração e atendimento e sala de cópias, equipadas com dois microcomputadores, duas impressoras, uma torre de reprodução de DVD, um servidor de banco de dados, três televisores, dois monitores, um gravador DVCAM, um gravador Betacam, um gravador de DVD, um leitor de DVD, dois gravadores U’Matic, sete gravadores VHS; um gravador de uma polegada e dois gravadores de Blu-ray.

Os documentos são organizados e tratados conforme modelos tradicionais de arquivos de TV, baseando-se em ficha cadastral, sistema informatizado de referência e originais (fitas matrizes) com suas respectivas cópias de acesso de segurança. Desde julho de 2010 o acervo da RTV está armazenado em meio digital no formato AVI. É aberto à consulta de pesquisadores, alunos e professores, tanto da Unicamp como de outras universidades.